quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Fila em banco pode gerar reclamações no Procon

Rádio Band News Curitiba

Uma fila fora da agência da Caixa Econômica Federal (CEF) no Centro de Araucária, região metropolitana de Curitiba, na tarde de ontem, levou usuários a registrarem denúncias no Sindicato dos Bancários de Curitiba. De acordo com o Sindicato, essa situação seria uma tentativa de burlar a lei que afirma que o cliente deve ser atendido em no máximo 20 minutos. Segundo o Secretário Geral do Sindicato dos Bancários, Antonio Luiz Fermino, os funcionários da agência não conseguem atender o que a lei exige, então colocam atendentes que barram a entrada dos clientes, mantendo a fila para fora da agência.

A Assessoria de imprensa da Caixa Econômica informou que não foram formalizadas reclamações de clientes ou mesmo do sindicato dos bancários e que a situação não ocorreu, o que pode ter acontecido é uma espera fora do banco pela reforma que esta sendo realizada no auto-atendimento daquela agência. Conforme a Diretora do Procon do Paraná, Cláudia Silvano, se o fato tiver ocorrido a empresa pode pagar multa de até 6 milhões de reais, além de indenizações aos usuários lesados.

Em casos onde não é possível provar documentalmente a espera maior que 20 minutos ou em filas fora das agências, o Procon registra o próprio relato do usuário, que, juntamente com outras reclamações sobre a mesma situação, é base para um processo contra a empresa. O telefone para denúncias no Procon é o 0800 41 15 12.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Caixa deixa clientes fora da agência para burlar lei de atendimento, diz sindicato

Rádio Banda B - Elizangela Jubanski


A fila extensa registrada na tarde desta terça-feira (9) em frente à agência da Caixa Econômica Federal (CEF) no Centro de Araucária, região metropolitana de Curitiba, resultou em denúncias ao Sindicato dos Bancários de Curitiba. Agentes do autoatendimento da agência brecavam as pessoas que procuravam os serviços bancários na boca do caixa. Esta prática, de acordo com o Sindicato, seria uma artimanha para burlar a lei que afirma que o cliente deve ser atendido em no máximo 20 minutos.

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Bancários, Antonio Luiz Firmino, esta prática acontece em muitos bancos. “A gente vinha recebendo denúncias de várias regiões, mas ontem uma fila fora da agência da Caixa chamou a atenção para que discutíssemos o assunto. Assim mantém o nível de atendimento padrão legal, mas escolhe quem atende e não atende”, disse.
A Lei Estadual n. 13.400/2001 diz que as instituições bancárias devem colocar a disposição dos seus usuários, pessoal suficiente e necessário para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável, de no máximo 20 minutos. E, segundo a denúncia do Sindicato, como a CEF não consegue atender o estabelecido na lei, coloca atendentes que barram a entrada dos clientes, mantendo a fila para fora da agência. 
Sigilo
O secretário aponta ainda que outra prática ilegal ocorre na entrada. “Quando o cliente chega, a moça do autoatendimento pergunta o que a pessoa deseja. Quando diz algo como saque, depósito ou outro serviço, as informações expõe o usuário deixando de ter sigilo bancário”, disse Firmino. Também, esta prática dá margem para que o cliente responda se ele vai sacar uma quantia relevante de dinheiro, podendo causar golpes e assaltos conhecidos como ‘saidinha de banco’. “Queremos que o cliente seja atendido por bancários”, finaliza.

Em nota, o Sindicato dos Bancários repudia tal prática e alerta a Caixa que a legislação exige que as instituições financeiras possibilitem o atendimento dentro do prazo previsto, sob pena de multa. Manter a fila de espera fora da agência é apenas uma forma de burlar a lei.
Caixa
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal e até o momento não obteve retorno.