As agências localizadas no anel central da cidade ficaram fechadas durante todo o dia, em protesto no Dia Nacional de Lutas contra Demissões no Itaú-Unibanco.
Os bancários de Curitiba (PR) realizam mobilizações em frente a vinte agências do banco Itaú nesta quarta-feira (23). As agências localizadas no anel central da cidade ficaram fechadas durante todo o dia, em protesto no Dia Nacional de Lutas contra Demissões no Itaú-Unibanco. Somente na capital paranaense e região metropolitana cerca de 100 bancários do Itaú foram demitidos em 2012.
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, em 70% das demissões os bancários eram contratados desde os anos de 1985 e 1986, e estavam prestes a adquirir estabilidade de pré-aposentadoria. Este direito é garantido na Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários.
O lucro líquido do Itaú no primeiro trimestre deste ano bateu o recorde com a marca de R$ 3,4 bilhões. No mesmo período, 2.054 postos de trabalho foram fechados. Nos últimos doze meses, os cortes foram de 7.818 vagas, segundo dados do Dieese.
Os bancários se mobilizam contra as demissões, a rotatividade, o assédio moral, as metas abusivas, as condições precárias de saúde, segurança e trabalho, e a terceirização.