quarta-feira, 23 de maio de 2012

Funcionários do Itaú fecham agências de Curitiba em protesto contra demissões

Rádio Banda B


Funcionários do Banco Itaú fazem nesta quarta-feira (23) um dia de paralisação das atividades e do atendimento ao público. Ao todo, segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana, 20 agências do anel central da capital estão fechadas. Os clientes só conseguem atendimento nos caixas eletrônicos. A mobilização é pelo Dia Nacional de Lutas contra demissões. As agências vão permanecer fechadas até o final do expediente bancário, segundo o sindicato.
Em nota, o Sindicato informou que, somente em Curitiba e região metropolitana, o banco já demitiu em 2012 aproximadamente 100 funcionários, sendo que em 70% dos casos, são bancários contratados desde os anos de 1985 e 1986, que estão prestes a adquirir estabilidade de pré-aposentadoria, direito garantido na Convenção Coletiva de Trabalho.
Banda B entrou em contato com a assessoria do Sindicato dos Bancários de Curitiba e eles alegaram que no total, 1964 demissões teriam acontecido dentro do banco no 1º trimestre de 2012. "Devido a um contraste de lucro e de não repasse aos funcionários, estamos fazendo hoje um dia de mobilização", afirmou.
"Os outros que estão sendo demitidos são funcionários do Itaú com pouco tempo de banco que não conseguem bater metas", explica o dirigente sindical Alessandro Garcia (Vovô). O banco também está demitindo bancários com deficiência, contratados pela cota que os bancos têm que cumprir, para o setor CPSO (tecnológico), que foi fechado recentemente, e que não foram realocados.
Além dessas demissões homologadas pelo Sindicato, outras foram homologadas diretamente na Delegacia Regional do Trabalho (DRT), nos casos em que houve abertura de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).
A paralisação faz parte de um protesto nacional em que os funcionários do banco em todo o Brasil se manifestam contrários às demissões na empresa. Em contrapartida das demissões, informa a Confederação Nacional dos Trabalhadores, o lucro líquido da empresa foi de R$ 3,4 bilhões nos três primeiros meses do ano. 
Agências
As agências que estão fechadas são: Universidade, Mercado, Mariano Torres, Deodoro (esquina com Tibagi), Personalité Deodoro, CPSO (João Negrão), Deodoro (esquina com João Negrão), João Negrão (esquina com Sete de Setembro), Deodoro (esquina com Barão do Rio Branco), Deodoro (esquina com Marechal Floriano), Muricy, Westphalen, Carlos Gomes, Cinelândia (Boca Maldita), XV de Novembro, Monsenhor Celso, Visconde de Nacar, Comendador Araújo, Paraná e Personalité.

Nenhum comentário:

Postar um comentário