Gazeta do Povo - Vitor Geron
O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região realizou um protesto em frente a duas agências do banco Itaú, no centro de Curitiba, no fim da tarde desta sexta-feira (27). A manifestação ocorreu em função de um projeto do banco, iniciado nesta quinta-feira (26), que altera o horário de funcionamento das duas agências, que ficam abertas até as 20h. O banco alega que a mudança visa o benefício dos clientes.
De acordo com o presidente do sindicato, Otávio Dias, representantes do sindicato permaneceram nas agências da Rua das Flores, na Rua XV de novembro, 299; e Marechal, na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 360, desde as 16h com faixas de protesto para impedir que o banco funcionasse no novo horário, das 12h às 20h.
Ele diz que o projeto do banco não foi comunicado aos funcionários e representantes da classe. “Isso [mudança de horário] altera completamente a rotina de trabalho dos empregados e ainda caracteriza discriminação, já que apenas clientes com um determinado cartão do banco seriam atendidos após as 18h”, diz.
Ainda de acordo com Dias, a mudança também poderia caracterizar desvio de função em alguns casos, já que, após as 16h, quem deve ir para o caixa do banco é o gerente. “Tivemos, há cerca de dois anos, um projeto do HSBC que pretendia ficar com as agências abertas até as 18h, mas não deu certo. Há décadas só abre até as 16h. Faz parte da cultura do país”, argumenta o presidente do sindicato.
Segundo ele, o sindicato tem um projeto, que está há quase dez anos na mesa de negociação, que propõe a mudança do horário das 10h às 16h para 9h às 17h, desde que existam dois turnos de trabalho. “Isso geraria mais empregos e possibilitaria atendimento diferenciado”, avalia.
Para Dias, a mudança do Itaú iria sobrecarregar as agências XV de Novembro e Santo Amaro, também na região central, já que as duas agências que funcionariam em horário alternativo só iriam começar a funcionar a partir das 12h. Ele informou que informações obtidas pelo sindicato apontam que a mesma situação estaria ocorrendo em São Paulo. Para o presidente do sindicato, o banco deveria, no mínimo, apresentar o projeto para a classe.
Por meio da assessoria, o Itaú Unibanco informou que o horário diferenciado das agências faz parte de uma "iniciativa que visa dar maior conveniência aos clientes". Segundo o banco, o fato de as quatro agências operarem em horários alternados e complementares garante aos clientes atendimento das 8h às 20h. O Itaú ainda esclarece que este projeto será acompanhando permanentemente com o intuito de avaliar os benefícios e eventuais impactos sobre todas as partes interessadas.
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