Rádio Banda B - Denise Melo
Vinte e três agências do HSBC no Centro e em bairros de Curitiba estão fechadas nesta quinta-feira (14), assim como o Centro Administrativo. O motivo é um protesto nacional que bancários do HSBC de todo Brasil realizam em protesto contra o alto número de demissões feitas pelo banco nos últimos meses. As agências ficarão fechadas até o final do expediente e reabrem nesta sexta-feira (15). O autoatendimento funciona normalmente.
Os diretores do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região estão distribuindo à população uma carta aberta que explica a situação vivida pelos funcionários. "As agências trabalham com número reduzido de funcionários, o que impacta diretamente no atendimento aos clientes", explica Carlos Kanak, dirigente do sindicato e coordenador nacional da Comissão de Organização de Empresa (COE/HSBC).
Além das demissões já promovidas, o HSBC anunciou um processo de reestruturação sem explicações de como ele será feito, o que gerou apreensão entre os funcionários. Na última segunda-feira, 11 de junho, o sindicato se reuniu com representantes da direção do HSBC para pedir explicações.
Segundo o sindicato, somente na base do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, foram 701 desligamentos em 2011. Só nos primeiros cinco meses de 2012, já foram registradas 289 desligamentos, entre demissões sem justa causa ou a pedido.
Um protesto também fechou 23 agências do Itaú na última terça-feira (12) em protesto contra demissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário