terça-feira, 11 de outubro de 2011

Greve dos bancários lota lotéricas de Curitiba

Jornal do Estado - Ana Ehlert


Lotéricas: paralisação de bancários completa hoje 15 dias (foto: Valquir Aureliano)

E ainda não há sinal para o fim da paralisação
Após 14 dias de paralisação dos bancários e com maior adesão dos trabalhadores, a solução que o curitibano tem encontrado para pagar as contas é recorrer às casas lotéricas, que ontem ficaram cheias durante todo o dia. As filas começaram a se formar logo pela manhã nas casas lotéricas da região Central da cidade e nem mesmo as lojas instaladas dentro de shoppings e supermercados foram esquecidas. O movimento de ontem ganhou também um forte apelo com o sorteio do prêmio acumulado da Mega Sena de R$ 38 milhões.

Segundo o balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), ontem quase 9 mil agências de bancos públicos e privados continuam fechadas em 26 estados e no Distrito Federal. Em Curitiba e região, 300 agências ficaram fechadas. 

De acordo com o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, até agora não houve sinalização dos patrões para um acordo. Segundo ele, os bancos não deram sequer resposta à carta enviada no último dia 4 solicitando uma rodada de negociações. Já a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), braço da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), diz que a disposição de negociar com os bancários permanece.
Segundo a Contraf, nos 14 dias de greve, funcionários de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal entraram em greve. Na última sexta-feira, o movimento parou 8.951 agências e vários centros administrativos, segundo balanço da CUT.
A categoria reivindica reajuste de 12,8% (que correspondem a 5% de aumento real mais a inflação do período), valorização do piso salarial, maior Participação nos Lucros e Resultados da instituição (o PLR), mais contratações, o fim da rotatividade, o combate ao assédio moral, o fim das metas abusivas, mais segurança, igualdade de oportunidades e melhoria no atendimento de clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário