quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Com interdito, Itaú consegue reabrir 81 agências

Portal Bem Paraná
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=159417&t=com-interdito-itau-consegue-reabrir-81-agencias
05/10/10 às 15:50  

Agora dois bancos conseguiram decisões. Em Curitiba, 239 agências estão fechadas

O banco Itaú-Unibanco conseguiu reabrir 81 agências em Curitiba nesta terça-feira (5) após conseguir um interdito proibitório (modalidade de ação judicial que visa proteger a propriedade) na Justiça. Os sindicalistas foram informados no início da noite desta segunda-feira, fazendo com que todas as agências fossem abertas na manhã de hoje.

Para a direção do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, foi uma decisão equivocada e deve ser recorrida. “Os bancos alegam que estão sendo privados do uso de sua propriedade, mas a banco está lá, pode ficar aberto, a greve não impede que eles abram. Agora essa sentença do juiz só prejudica os bancários, que por temerem perder o emprego são forçados a voltar ao postos de trabalho”, disse o secretário de imprensa do sindicato, Eustáquio Moreira. Com a determinação judicial, o número de agências fechadas em Curitiba caiu de 280 para 239, mais seis centros administrativos. No Paraná são 514 agências fechadas e 15 mil trabalhadores em greve. “Esta determinação abrange somente Curitiba, agências do Itaú-Unibanco do restante do estado estão fechadas”, confirmou Moreira.

Na última quinta-feira (30 de setembro), o Bradesco conseguiu uma decisão judicial e manteve abertas suas agências. O banco alegou que suas agências estavam sofrendo “vandalismo”. No dia 1º, o sindicato conseguiu parecer favorável ao seu recurso e as agências foram fechadas novamente. O Tribunal do Trabalho da 9ª Região entendeu que a liminar feria o direito de greve dos bancários.

Os bancários querem reajuste de 11% no salário a partir de setembro (data base da categoria), além de outros benefícios e menos assédio moral por parte das chefias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário