Primeira rodada de negociações desde o início da paralisação acontece nesta terça-feira
Representantes dos funcionários de bancos e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sentam à mesa na tarde desta terça-feira (25) para a primeira rodada de negociações desde o início da greve dos bancários, deflagrada no último dia 18. A negociação acontece quando o movimento entra na segunda semana, com uma adesão de 9.386 agências no país (cerca de 50%), conforme estimativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).
No Paraná, 636 das 1.533 agências do estado estão fechadas, com cerca de 20 mil bancários parados. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Otávio Dias, a negociação significa um rompimento de silêncio sobre a perspectiva de fim da greve. “Esperamos que a Fenaban apresente uma proposta não só com nosso pedido de remuneração financeira [10,25%], mas com os demais temas que estamos reivindicando também contemplados [segurança, plano de carreira, entre outros]”, relata Dias.
Em nota, a Fenaban confirma a realização da reunião, em São Paulo, marcada para as 16h. A federação declara que “segue confiando no diálogo para que se chegue a um acordo o mais rápido possível, evitando ainda mais transtornos para a população.”
Justiça proíbe piquetes
A Justiça proibiu nesta segunda-feira (25) que grevistas bloqueiem as entradas e saídas – fazendo piquetes – em agências do HSBC e do Itaú, em Curitiba. Em ambos os casos, as decisões foram concedidas liminarmente, atendendo a pedidos dos próprios bancos.
O pedido do HSBC foi deferido pela juíza da 7.ª Vara do Trabalho, Ana Maria das Graças Veloso, que estipulou multa diária de R$ 50 mil, em caso de descumprimento. Na ação movida pelo Itaú, a decisão foi da 9.ª Vara do Trabalho de Curitiba, que estabeleceu multa de R$ 10 por dia, caso os piquetes sejam mantidos pelos grevistas.
Uma outra ação semelhante havia sido apresentada pelo Santander, mas o pedido de liminar foi indeferido pela 13.ª Vara do Trabalho. A Justiça não constatou o impedimento das pessoas na entrada do estabelecimento bancário.
Clientes precisam ficar atentos
Durante o período de paralisações, a orientação do Procon é para que os clientes procurem formas alternativas de pagamento em caixas-eletrônicos, internet e casas lotéricas. Se o consumidor enfrentar algum tipo de problema por conta da greve, ele deve procurar os seus direitos em órgãos de defesa do consumidor.
Durante o período de paralisações, a orientação do Procon é para que os clientes procurem formas alternativas de pagamento em caixas-eletrônicos, internet e casas lotéricas. Se o consumidor enfrentar algum tipo de problema por conta da greve, ele deve procurar os seus direitos em órgãos de defesa do consumidor.
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