Gazeta do Povo Online
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1051863&tit=17-mil-bancarios-estao-em-greve-no-Parana
29/09/2010 | 15:48 | Vitor Geron e Fernanda Leitóles
Em Curitiba, 235 das 446 agências estão fechadas e 14.450 trabalhadores (80% do total) em greve
Dos 23.600 bancários da base da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-Cut-PR), 17.079 (72%) aderiram, nesta quarta-feira (29), à greve por tempo indeterminado. Ao todo, o Paraná possui 29.846 bancários segundo dados do Caged, mas em outras regiões do estado, que não pertencem à base da Fetec, o balanço da greve ainda não foi divulgado.
Os mais de 17 mil funcionários em greve são das cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama, Assis Chateaubriand e respectivas regiões. A grande maioria trabalha na capital onde 235 das 446 agências estão fechadas e 14.450 trabalhadores (80% do total) em greve.
Nas demais cidades, 2.629 bancários cruzaram os braços e 152 agências estão fechadas. Em Londrina, das 130 agências, 24 estão fechadas e 820 trabalhadores em greve. Em Toledo, 21 das 27 agências fecharam nesta quarta-feira e 270 funcionários deixaram de trabalhar. Em Maringá 38 agências estavam fechadas nesta manhã.
A assessoria do Banco do Brasil (BB) informou que as agências do Banco Popular do Brasil em Curitiba estão funcionando normalmente. Já as agências do BB na capital estão todas fechadas nesta quarta-feira. A orientação é que as pessoas que precisam pagar contas procurem as casas lotéricas. As taxas do Detran podem ser pagas no próprio órgão.
A Sanepar informou que a conta de água pode ser paga em cerca de dois mil estabelecimentos autorizados para receber o pagamento em 344 municípios do estado. A lista completa com os locais onde a conta pode ser paga está disponível no site. A Sanepar lembra ainda que é possível realizar o pagamento por meio da internet, no site do banco onde o consumidor possui conta, ou no autoatendimento das agências.
Autoatendimento
Os clientes poderão utilizar os caixas automáticos das agências bancárias de Curitiba e região metropolitana, mesmo com a greve dos bancários, que teve início nesta quarta-feira (29). A paralisação começou porque não houve acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sobre o reajuste da categoria.
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, trabalhadores irão permanecer em frente às agências, porém não vão impedir a entrada dos clientes que quiserem utilizar o autoatendimento.
Na próxima sexta-feira (1º), às 19 horas, haverá uma nova assembleia da categoria. Se a Fenaban apresentar uma nova proposta, ela poderá já entrar em votação.
Reivindicações
As principais reivindicações da categoria são reajuste salarial de 11%; piso salarial de R$ 2.157,88; participação nos lucros e resultados (PLR) e benefícios, como vale-refeição, vale-alimentação e auxílio creche com valor de um salário mínimo cada um.
A Fenaban ofereceu reajuste salarial de 4,29% (referente à reposição da inflação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário