Gazeta do Povo Online
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1052254&tit=Agencias-do-Bradesco-reabrem-em-Curitiba-apos-determinacao-judicial
30/09/2010 | 14:31 | Vitor Geron
Em todo o Paraná, 18.455 bancários estão em greve e 467 agências permanecem fechadas
As 27 agências do Bradesco em Curitiba que estavam fechadas em função da greve dos bancários voltaram a funcionar normalmente a partir das 13h desta quinta-feira (30). A instituição, que tem um total de 28 agências na capital, entrou na Justiça com um pedido de interdito proibitório (ação jurídica que tenta impedir ameaça à propriedade) contra o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, que foi acatado pela 12ª Vara do Trabalho de Curitiba.
O Sindicato informou que o banco alega que “os bancários estão tendo atitudes de vandalismo” e isso colocaria as propriedades em risco, mas nega que tais manifestações violentas estejam ocorrendo. O não cumprimento da decisão judicial acarretaria em multa de R$10 mil/dia. O Sindicato promete entrar com um mandado de segurança, na tarde desta quinta-feira, alegando que o interdito viola o direito de greve do trabalhador. Até o momento, o Sindicato não foi informado se outros bancos entraram na Justiça com o mesmo pedido.
No segundo dia da greve dos bancários, 18.455 (78% do total) trabalhadores aderiram à mobilização no Paraná. Em todo o estado, 467 agências estão fechadas nas regiões de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama. Só na capital, 14.970 funcionários estão de braços cruzados e 259 agências fechadas.
A mobilização também é grande no interior. Em Londrina e região, 1.140 trabalhadores estão mobilizados e 45 das 130 agências estão fechadas. Nas regiões de Paranavaí e Umuarama, mais de 80% dos trabalhadores estão parados. Em Apucarana, Guarapuava e Toledo, a adesão é de mais de 70% dos bancários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário