Portal R7
A greve dos bancários entra no segundo dia nesta quarta-feira (19) e a paralisação prejudica até o acesso dos correntistas aos serviços de caixa eletrônico. De acordo com a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), algumas agências do banco Itaú determinaram o fechamento do acesso à área de auto-atendimento. Segundo os bancários, a decisão é para colocar a sociedade contra o movimento grevista, uma vez que os clientes do Itaú podem ter dificuldade em pagar contas e sacar dinheiro.
De acordo com fontes do banco, a determinação atinge algumas agências do Itaú, principalmente do Paraná, onde não há bancários trabalhando para garantir o processamento dos depósitos feitos nos postos de autoatendimento, por exemplo. Por isso, a alegação é que o banco não pode oferecer um serviço que não vai conseguir realizar.
Procurado pela reportagem R7, o banco Itaú preferiu não se manifestar sobre o assunto.
Agências fechadas até o fim da semana
A paralisação dos bancários deve continuar pelo menos até esta sexta-feira (21). Isso porque a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) ainda não apresentou nenhuma nova proposta aos trabalhadores. Mesmo que uma mesa de negociações seja aberta nesta quarta-feira (19), a Contraf precisa de pelo menos 48 horas para reunir os representantes dos principais sindicatos da categoria.
O presidente da confederação, Carlos Cordeiro, diz que com a atual proposta dos patrões, de 6% de reajuste nos salários, não há negociação.
- Infelizmente ainda não tem nenhuma proposta. A Fenaban continua em silêncio.
Por outro lado, a Fenaban lamenta a greve e diz que a proposta corresponde à reposição da inflação e corrigirá os salários, os pisos salariais, os benefícios e a PLR (Participação nos Lucros e Resultados). O diretor de Relações do Trabalho da Fenaban, Magnus Ribas Apostólico, diz que a paralisação gera transtornos para todas as partes.
- A greve é ruim para todo mundo: é ruim para o bancário, é ruim para o banco, é ruim para a população, que já foi muito incomodada pela onda de greves dos funcionários públicos e não merece ser mais incomodada com uma paralisação dos bancários.
A reivindicação dos trabalhadores é por um aumento de 10,25% os salários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário