quinta-feira, 20 de setembro de 2012

No terceiro dia da greve dos bancários, 58% das agências estão fechadas em Curitiba


Portal Bem Paraná com Banda B
No terceiro dia da greve dos bancários 297 agências em Curitiba e Região Metropolitana estão fechadas. O dado é do Sindicato dos Bancários. Além disso, outro 13 centros administrativos também estão com as portas fechadas. Isso representa 58% das agências com uma estimativa de 14,5 mil bancários paralisados, cerca de 80% da categoria. Ainda segundo o sindicato, 100% agências do Banco do Brasil e da Caixa estão fechadas desde ontem.
De acordo com o sindicato, do total das 227 das agências fechadas estão somente na capital, com a greve atingindo principalmente os bairros Bacacheri, Bigorrilho, Centro, Centro Cívico, Mercês, Pinheirinho, Portão, Rebouças e Seminário.
Além das agências da Caixa e do BB, aumentou o número de agências fechadas do HSBC e permanecem em greve, desde o primeiro dia, agências do Itaú, Bradesco e Santander, além dos bancos Banrisul, Safra, Citibank e Mercantil. Em Curitiba, também estão paralisados os 13 centros administrativos.
Já as cidades da região metropolitana, que estão com 70 agências fechadas, a forte adesão à mobilização da categoria inclui São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária e Rio Negro, além da maioria das agências dos bancos públicos nas demais cidades.
Nas cidades da base de Toledo e região os trabalhadores rejeitaram a proposta da Fenaban mas não aprovaram a greve e o atendimento é normal.  Em Arapoti e região a paralisação começou hoje.
A greve dos bancários é nacional e ainda sem previsão de acordo. Eles pedem reajuste de 10,25% (reposição da inflação mais 5% de aumento real) nos salários e nas demais verbas salariais e benefícios, participação nos lucros de três salários mais R$ 4.961,25 fixos, plano de cargos e salários, cumprimento da jornada legal de seis horas para todos e fim das terceirizações e dos correspondentes bancários. Os banqueiros oferecem 6% de reajuste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário