Paraná Online - Claudia Palaci
Os trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal fecharam ontem todas as agências de Curitiba e região. Com a adesão dos bancos públicos à greve nacional dos bancários, a orientação da Federação Nacional dos Bancos (Febraban) para o pagamento de contas exclusivas destas instituições financeiras, como impostos, é procurar os correspondentes bancários, como casas lotéricas, agências dos Correios e estabelecimentos comerciais credenciados. No caso de correntistas, há opções de caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking (aplicativo no celular).
As agências do Banco do Brasil instaladas nas unidades do Detran estão destinadas exclusivamente para o pagamento de taxas do órgão estadual. O licenciamento pode ser pago no local. As casas lotéricas também estão autorizadas a fazer o saque do seguro-desemprego, PIS e FGTS. Os boletos bancários da Caixa podem ser pagos em qualquer dia do mês. As contas emitidas por outros bancos só são aceitas pelos atendentes das lotéricas se estiverem dentro do prazo de vencimento e não ultrapassem valores superiores a R$ 700.
Dicas - Em caso de contas atrasadas, independente do banco, o Procon-PR orienta o consumidor a providenciar com o fornecedor a segunda via do boleto, com data que permita o pagamento da dívida de forma alternativa. “O consumidor não deverá arcar com prejuízos devido à falta dos serviços bancários. Se não conseguir pagar deve fazer registro formal no órgão de defesa para evitar juros”, comenta a advogada do Procon-PR, Silas dos Santos.
Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, a greve atinge metade das agências da base sindical com 252 unidades e 13 centros administrativos fechados. Cerca de 13.500 bancários, 75% da categoria, estão mobilizados. Em todo o Paraná estão paradas 466 agências. Em Arapoti, a greve começa hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário