Portal Bem Paraná
Segundo o sindicato da categoria, em Curitiba e Região Metropolitana, 11.680 bancários estão mobilizados
No primeiro dia de greve, a mobilização abrange 2.850 bancários que trabalham nas 114 agências da base do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região que estão fechadas.
Além disso, 13 centros administrativos também estão fechados. Nestes locais, trabalham 8.830 bancários. No total, estão fechadas 114 agências e 13 centros administrativos, mobilizando 11.680 bancários.
Desde total, estão fechadas 32 agências de bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa) e 82 de bancos privados (Itaú, Santander, HSBC, Bradesco, Citibank e Banrisul). O banco privado com mais agências fechadas é o Itaú, com 34.
Em Curitiba e região existem 468 agências e 13 centros administrativos onde trabalham mais de 17.900 bancários.
Negociações - Diante da forte mobilização em todo o país, que já marca este primeiro dia da greve nacional dos bancários (27), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) declarou à imprensa que “qualquer atitude que dificulte o atendimento de usuários é condenável, principalmente quando a negociação pode continuar e evitar qualquer paralisação”.
A pauta da categoria foi entregue em 12 de agosto (há mais de um mês e meio) e durante as quatro primeiras reuniões, com pedidos de demandas por melhores condições de trabalho, mais segurança, fim da rotatividade e combate às metas abusivas e ao assédio moral, entre outras.
Magnus Apostólico, diretor na Fenaban, disse que os sindicatos marcaram a greve precipitadamente em meio às negociações e que acredita que a paralisação foi premeditada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário