Jornal Metrópole - Ademar Marques
Sindicato confirmou a adesão total da categoria no maior município da Região Metropolitana
A greve dos bancários, que chega ao quarto dia nesta sexta-feira (30), já contabiliza 272 agências fechadas em Curitiba, incluindo 13 centros administrativos, o que representa aproximadamente 15.600 bancários mobilizados, ou 58% da paralisação. Como a greve ganhou força no Estado, principalmente com a adesão dos bancos públicos, a paralisação foi total nas 23 agências instaladas em São José dos Pinhais.
“Vamos manter a mobilização com o apoio do nosso sindicato e aguardar uma manifestação por parte da Fenaban (Federação nacional dos Bancos)”, disse José Luiz Goulart, bancário de São José dos Pinhais. Na última terça-feira (27), primeiro dia da greve, apenas uma agência do Banco Bradesco, localizada na esquina das ruas XV de Novembro com Djalma Dutra, no centro, manteve o atendimento aos beneficiários do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). No dia seguinte, apenas os terminais eletrônicos ficaram à disposição dos clientes, com nas demais agências que já haviam aderido ao movimento.
Servidores públicos - O Comando de Greve dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana vai permitir que servidores públicos, que não possuem cartão magnético, recebam seus vencimentos em quatro agências do Banco do Brasil. Compreendendo a difícil situação dos servidores sem cartão e que recebem pelo Banco do Brasil, os bancários ficaram impossibilitados de sacar seus salários. Por isso, foi fechado um acordo com a superintendência do banco para a abertura nesta sexta-feira (30) e na segunda-feira (3).
Segundo o sindicato da categoria, ficou acordado entre as partes que, em caráter extraordinário e para atender estes trabalhadores exclusivamente, as agências Novo Mundo, Bairro Alto, Visconde e Bocaiúva do Sul vão permanecer abertas nestes dois dias, impreterivelmente. Contudo, o sindicato ressalva que o direito de greve daqueles funcionários das agências citadas, que aderiram à paralisação, deve ser respeitado, ficando velado ao Banco do Brasil obrigar que eles retornem ao trabalho.
O sindicato informou que somente em Curitiba são 218 agências fechadas, além de 54 nas cidades da Região Metropolitana. O Banco do Brasil (65), Caixa Econômica Federal (59), Santander (43) e Bradesco (33).
Nenhum comentário:
Postar um comentário