terça-feira, 27 de setembro de 2011

Agências bancárias amanhecem fechadas. Começou a greve

Portal Paraná Extra

Várias agências bancárias amanheceram fechadas hoje (27). A definição pela greve foi feita na noite de quinta-feira (26), em assembleia com a participação de 660 bancários foi ratificado o início da greve da categoria em Curitiba e região. Com a decisão, diversas agências bancárias e centros administrativos amanheceram fechados. Os bancários não aceitaram contraproposta da Federação dos Bancos (Fenaban) que propôs 8% de reajuste salarial. A categoria quer um reajuste de R$ 12,8%.

Os caixas eletrônicos estão funcionando normalmente. No Paraná, cerca de 30 mil bancários devem participar da greve. O movimento é nacional e no estado, cidades como Maringá, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, Toledo, Umuarama e Campo Mourão também votaram pela greve.

Os bancários também pedem valorização do piso salarial, aumento do vale-alimentação, auxílio-educação com pagamento para graduação e pós-graduação, ampliação das contratações, combate às terceirizações e à rotatividade e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Os trabalhadores também pedem mais segurança nas agências, pois 31 pessoas já morreram em frente a agência bancárias devido a ação de bandidos.

Para evitar que mais crimes ocorram, os bancários pedem que haja isenção de tarifas para transferências entre bancos. Em muito casos, segundo Cordeiro, Hoje, a pessoa saca o dinheiro em um banco para depositar em outro e não pagar a tarifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário